Logotipo Fabro Saúde e Segurança do Trabalho
Acesso Restrito
Fale Conosco  FALE CONOSCO Fale Conosco  TRABALHE CONOSCO
Banner

Mural Fabbro > eSocial: mudanças atingem empresários e trabalhadores

09/JAN/2014

O Sistema Público de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, também conhecido como Sped Social ou eSocial, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que foi criado através do Decreto nº 6.022/2007 como parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010).

O eSocial, assim como os demais braços do SPED, promove uma completa mudança comportamental na gestão das informações das empresas, alterando o vetor da fiscalização, ou seja, não é mais o fiscal que vai até o contribuinte em busca de informações e documentos: agora é a empresa que leva as informações até o órgão de fiscalização quando transmite os arquivos digitais via SPED.

E o canal de comunicação para as questões trabalhistas e previdenciárias será o eSocial.

Com implantação prevista para o ano que vem, a escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais vai afetar a rotina de todas empresas. Este sistema reunirá informações prestadas em separado a diversos órgãos, tais como Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Receita Federal (RFB) e Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), Caixa Econômica Federal (FGTS) e Justiça do Trabalho.

O eSocial vai ser exigido, em um primeiro momento, das empresas optantes pelo Lucro Real, para todos os empregados cadastrados a partir de 1º de Janeiro de 2014. Para as empresas optantes pelo Lucro Presumido e Simples, será obrigatório o uso do sistema para os empregados cadastrados a partir de 1º de Abril de 2014.

Para Microempresas e Pequeno Produtor Rural a obrigatoriedade começa no final do 1º semestre de 2014. Para os demais empregadores, tais como órgãos públicos e empregadores domésticos, a obrigatoriedade começa em 2015.

O maior objetivo do novo sistema é garantir o direito dos trabalhadores. O eSocial é uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas. Com o eSocial esses eventos serão registrados de maneira digital e serão guardados de forma segura pelo Estado, assegurando seus efeitos jurídicos.

Outro objetivo é a simplificação do cumprimento das obrigações trabalhistas, e a consequente diminuição do custo do cumprimento dessas obrigações, beneficiando o empregador.

É importante destacar ainda a eliminação do uso do papel.

Com as modificações trazidas pelo novo sistema, haverá a melhoria da qualidade das informações prestadas. As informações serão prestadas por um canal único, de forma mais segura e com maior qualidade, beneficiando o Estado, que poderá utilizar estas informações para a tomada de decisões estratégicas de governo.

Para o Estado, haverá também o aumento da arrecadação, decorrente da melhoria na fiscalização e da diminuição da informalidade, já que o novo sistema vai impedir a ocorrência de fraudes e sonegação de informações e de impostos.

A sonegação de impostos no Brasil é muito alta, e acaba impactando todas as empresas. A diminuição na sonegação de impostos favorece uma concorrência mais leal entre as empresas. Com a melhoria da arrecadação, há ainda a possibilidade de maior desoneração na folha de pagamento das empresas.

O eSocial não está alterando nada que já não esteja previsto na legislação.

O que mudará é como as empresas cumprirão estas obrigações. A veracidade e o imediatismo dos eventos farão a verdadeira revolução das informações.

Fonte: Meregalli
Autor: Redação
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte

« Voltar
Segurança do Trabalho Gestão de Segurança em Obras Prevenção de Incendio Gestão de Segurança em Obras


Fabro Segurança do trabalho
Mural Fabro
28
OUT
20
OUT
09
JAN
Mural Completo
Matérias
12/07/2017 > Alterações na legislação trabalhista ...
08/03/2017 > Sistemas de proteção contra quedas e ancoragem ganham novo foco na NR ...
26/10/2016 > O e-SOCIAL E O IMPACTO NA ÁREA DE SAÚDE DO TRABALHADOR ...
06/10/2016 > Lei trabalhista permite que feriados de quarta sejam trocados por folg ...
lista completa das materias
Apresentação

QUEM SOMOS!
ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DOS PROGRAMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
POR QUE CONTRATAR A FABBRO?
POLÍTICA DE QUALIDADE, MISSÃO, VISÃO E VALORES
RAMOS DE ATIVIDADES JÁ ATENDIDOS PELOS PROFISSIONAIS DA FABBRO
EMPRESAS ATENDIDAS
SÓCIOS DA EMPRESA
PARCEIROS E COLABORADORES
Serviços

*LEVANTAMENTO DE EMBARGO E/OU INTERDIÇÃO
*PLANO DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA
ENGENHARIA DE SEGURANÇA SAÚDE NA INDÚSTRIA E VAREJO
GESTÃO E PROJETOS DE SEGURANÇA EM OBRAS
PREVENÇÃO DE INCÊNDIO
TREINAMENTOS E CURSOS
Links
Legislação
Mural Fabbro
Matérias
Trabalhe Conosco
Fale Conosco
Conteúdo Aberto
(51) 3338-9546
Rua Azevedo Sodré, 212/402, CEP: 91340-040, Passo D`áreia - Porto Alegre / RS
adm@fabbro.com.br
Facebook Facebook
Copyright © 2017 - FABBRO - Todos os direitos reservados