ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DOS TRABALHOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
DIMINUIÇÃO DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS E DO TRABALHO: o empregador tem responsabilidade sobre doenças que se manifestam ou vierem a se manifestar nos trabalhadores quando comprovado o nexo da doença com o trabalho.
DIMINUIÇÃO DOS ACIDENTES DO TRABALHO: são óbvios e grandes os transtornos a empresa, ao trabalhador, à comunidade e a família do mesmo quando ocorre um acidente mais grave.
MANUTENÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR: é fundamental e é responsabilidade do empregador manter a saúde e integridade física do empregado desde sua admissão ao final de contrato de trabalho com ações de engenharia e de medicina do trabalho.
MELHORIA DO AMBIENTE DE TRABALHO: o ambiente de trabalho deve ser monitorado através de avaliações específicas (físicas, químicas, biológicas, ergonômicas, de riscos de acidentes e outras) e tomadas medidas de controle que melhorem a qualidade de vida no ambiente de trabalho, além de obrigatório é inteligente no aspecto de obtenção de melhores resultados de produção e qualidade.
MENOR ABSENTEÍSMO: menos faltas ao trabalho gerenciando riscos ocupacionais e monitoramento biológico adequado.
REDUÇÃO DE CUSTOS: através do enquadramento correto de insalubridades e periculosidade quando existentes, correto recolhimento da alíquota do RAT, melhoria do índice do FAP (Fator Acidentário de Prevenção), menores demandas em reclamatórias trabalhistas, demandas indenizatórias e outras no campo jurídico.
MELHORIAS DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE: boas condições de trabalho para os empregados geram maior produtividade e qualidade do produto ou serviço.
MAIOR SEGURANÇA JURÍDICA: a elaboração, implantação, gestão, registro e arquivamento dos trabalhos realizados e outros documentos legais de SMS são fundamentais para sucesso em eventual demanda judiciária.
CUMPRIMENTO DE LEGISLAÇÃO: A fiscalização do trabalho que se dá pelas superintendências regionais e a Secretarias do Trabalho em conjunto com o Ministério Público do Trabalho tem sido extremamente atuantes, o não cumprimento das normas regulamentadoras, por exemplo, incide multas de 630 até 6.304 UFIRS por infração conforme tamanho da empresa.
RECONHECIMENTO: toda empresa com uma boa política de SMS tem o reconhecimento dos seus colaboradores, da comunidade, seu estado e pais!
CIÊNCIA DOS TRABALHADORES: com uma boa política de disseminação de informação, programas de comportamento seguro é possível chamar a atenção dos trabalhadores aos riscos que os mesmos estão expostos e assim conscientizá-los a uma maior valorização coletiva da segurança laboral.
CONCESSÃO DA APOSENTADORIA ESPECIAL: para concessão da aposentadoria especial, obrigatoriamente, o trabalhador necessita de seu PPP, e para tal, a elaboração de LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho).