Receita Federal, o leão trabalhando para Previdência e Ministério do Trabalho!

De setembro para cá, a Receita Federal já enviou intimações e avisos de cobrança automáticos para cerca de 6,5 milhões de contribuintes PF e PJ, gerando débitos de nada menos do que R$ 6 bilhões.

Desse montante, muitas empresas notificadas estão em débito por conta de erros nas entregas do eSocial relativas a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) e, até mesmo pelo não envio.

Para estar em total conformidade com as obrigações do eSocial, diversos fatores precisam estar parametrizados entre os sistemas de gestão, as informações e os envios das empresas para o governo. Só assim os arquivos serão enviados e recebidos corretamente. É bom lembrar que o sistema do eSocial aceita qualquer informação enviada. Qualquer uma mesmo! 

Por isso, as empresas podem mandar as informações erradas que quiserem, sem problema, serão aceitas. O “porém” vem depois – e com um gosto bem amargo: se aqueles dados não forem qualificados para o campo/evento exigido, a fiscalização irá pegar, e as penalizações irão chegar!