Conheça um pouco dos sócios e colaboradores técnicos da Fabbro!
FERNANDO LIMONGI
Engenheiro Civil formado pela UFRGS, especialista em engenharia de segurança do trabalho pela PUCRS e especialista em Gestão da Qualidade e da Produtividade, especialização promovida pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS.
Premiado no Workshop EMPRETEC, treinamento para empresários e diretores de empresas promovido pela ONU dirigido à identificação e desenvolvimento de características e comportamentos empreendedores, em fevereiro de 1999, curso para mestrado em Engenharia de Produção com enfoque em Gestão de produção também promovido pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS.
Dentre outras empresas e autarquias como DAER, Tecnosolo, Magna Engenharia e Construtora Silva Chaves, foi gerente de operadora de TV por cabo onde era responsável pela área comercial, área de relação com o cliente, área técnica e administrativa; mais tarde foi gerente de operações nível Brasil de empresa de Tecnologia.
Perito do Trabalho da Vara da Comarca de Araranguá/SC, Conselheiro suplente em exercício da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho do CREARS, perito assistente de empresas, Sócio-Gestor da Fabbro Saúde e Segurança do Trabalho, onde ministra cursos, treinamentos, elabora laudos, projetos e programas ligados a Engenharia de Segurança do Trabalho, prestando consultoria e assessorando empresas de grande e pequeno porte nos mais diversos ramos de atuação, é responsável pela gestão da Fabbro.
FABIANA BELINZONI DE CARVALHO
Engenheira Civil, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFRGS. Iniciou sua carreira profissional como estagiária na obra de construção de um campus de Universidade, depois, entre outras, laborou na empresa Estruturaço Ind. e Com. de Estruturas Ltda e EJW Artefatos de Cimento e Construções Ltda, onde trabalhou com cálculo estrutural, projetos arquitetônicos, hidrosanitários, orçamentos de obra, gerenciando varias obras como responsável técnica.
Na área de Engenharia de Segurança do Trabalho, trabalhou no SESI/SC, entidade reconhecida no Brasil em medicina e segurança do trabalho, aperfeiçoou-se participando de vários cursos e seminários nacionais como: Metodologias de Avaliação de Riscos Ambientais – Agentes químicos e Físicos, Gestão em Saúde Segurança do Trabalho, Metodologia de Redução dos Riscos de Acidentes e Doenças do Trabalho, Seminário Nacional: “Novos Critérios para Aposentadoria Especial”, Seminário Nacional: “Concessão de Benefícios por Incapacidade e Aposentadoria Especial – Visão do INSS/IN 78 e Saúde e Segurança do Trabalho”. Curso de Aperfeiçoamento em Ruído e Agentes Químicos, Treinamento de Unidades de Produção, Perfil Profissiográfico Previdenciário, Capacitação em Análise Ergonômica do Trabalho, Exposição Ocupacional ao Ruído NHO 01 e NR 15 na elaboração do LTCAT e PPP, Eficácia de EPI e EPC aplicado ao LTCAT e preenchimento do PPP, Exposição Ocupacional aos Agentes Químicos para a elaboração do LTCAT, PPP IN nº 99 Anexo XV Seção III Seção de Resultados de Monitoração Biológica, Conceitos e diferenças entre habitualidade e permanência de exposição a agentes ambientais. Recentemente foi titular do SESMT do Wal Mart, iniciando seu trabalho como Engenheira de Segurança do Trabalho e findando como Gerente Distrital.
Hoje ministra cursos, treinamentos, elabora laudos, projetos e programas ligados a Engenharia de Segurança do Trabalho, prestando consultoria e assessorando empresas de grande e pequeno porte nos mais diversos ramos de atuação, Consultora Técnica e sócia da Fabbro.
JANAINA TEREZINHA MORETTI
Engenheira Ambiental e Sanitarista, Técnica de Segurança do Trabalho, com mais de vinte anos de experiência em saúde e segurança do trabalho. Durante sua carreira, atuou em diversos segmentos da indústria, incluindo construção civil, transformação de plásticos e semicondutores. Neste percurso, desenvolveu uma compreensão abrangente das Normas Regulamentadoras (NRs), realizando inspeções minuciosas, identificando potenciais riscos e implementando medidas preventivas para garantir um ambiente de trabalho seguro. Suas sólidas habilidades de comunicação foram fundamentais para o treinamento e conscientização dos colaboradores quanto aos procedimentos de segurança.
Desde 2010, Janaina atua como empreendedora na área de consultoria e assessoria em Segurança do Trabalho, oferecendo serviços especializados para empresas de diversos setores. Sua abordagem focada na identificação e mitigação de riscos ocupacionais, aliada à garantia de conformidade com as normas vigentes, tem sido essencial para promover ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
Em 2017, Janaina iniciou uma nova jornada na medicina do trabalho como administradora da Clínica Prevenir Life. Nesta função, aplicou sua vasta experiência em gestão de saúde ocupacional, liderando equipes multidisciplinares e coordenando todas as atividades operacionais, financeiras e administrativas da clínica. Seu compromisso inabalável com a excelência na prestação de serviços médicos e na promoção da segurança e saúde no ambiente de trabalho tem sido o motor que impulsiona o sucesso da clínica.
Ao longo de sua carreira, Janaina Teresinha Moretti demonstrou dedicação, expertise e compromisso com a segurança e saúde no ambiente de trabalho, contribuindo para a construção de um futuro onde a saúde e a segurança dos trabalhadores são prioridades inquestionáveis.
Principais colaboradores Técnicos:
ANDRÉA FERREIRA DO AMARAL:
Médica do Trabalho formada pela UCPEL, pós-graduada em cardiologia e especializada em Medicina do Trabalho pela UFRGS.
Foi médica coordenadora do PCMSO do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas durante cinco anos, profissional que participa assiduamente de cursos, extensões e congressos ligados a área de Medicina Ocupacional objetivando sempre aprimorar-se e atualizar-se: “2º Congresso Internacional de Segurança, Saúde e Higiene do Trabalho”, na qualidade de congressista e assistente no curso de “Atualização em Patologia do Trabalho”, (PUCRS), “Atualização para Coordenadores de Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional” conceitos, diretrizes gerais e dimensões na elaboração do PCMSO, (UFRGS – CEDOP), “Atualização para Coordenadores de PCMSO” Agentes Biológicos e Serviços de Saúde e Ergonomia, e suas relações com o PCMSO, (UFRGS – CEDOP), participação como membro efetivo na “VI Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho”, (AMRIGS), curso de “Programa de Educação Médica continuada Tratamento e Reabilitação Profissional em LER e DORT” (UFRGS), curso de “Programa de Educação Médica Continuada – Riscos Biológicos em Trabalhadores da Saúde”, (UFRGS), “Prevensul 2002”, no curso: “Práticas de Ergonomia Aplicada ao Trabalho”, (PUCRS), “I Congresso Sulbrasileiro de Cardiogeriatria”, na qualidade de membro efetivo Sociedade Brasileira de Cardiologia; dentre outros.
É médica coordenadora do PCMSO de entidades como a União dos Funcionários da Fazenda Estadual do RS, Conselho Regional de Odontologia do RS – CRORS, é médica examinadora da CASSI e responsável pela elaboração dos PCMSOs da Fabbro.
DANIELA FISCHER:
Sócia da empresa DFE Ergonomia de Produtos, Processos e Ambientes LTDA.
Doutora em Engenharia (área de Gerência da Produção com ênfase em Ergonomia) UFRGS (2005), Ergonomista certificada pela ABERGO (2005 nível III, recertificada em 2010 nível Sênior, recertificada em 2015 nível Sênior), Mestre em Engenharia (área de Gerência da Produção com ênfase em Ergonomia) UFRGS (2000), Graduada em Engenharia Civil UFRGS (1994). Experiência em pesquisa (científica e aplicada às empresas), assessoria e consultoria a empresas na área de ergonomia desde 1997. Professora de disciplinas de Ergonomia em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização em instituições de ensino superior desde 1998.
LUCIMARA BALLARDIN:
Sócia da empresa DFE Ergonomia de Produtos, Processos e Ambientes LTDA.
Mestre em Engenharia de Produção (área de Gerência da Produção com ênfase em Ergonomia) UFRGS (2007), Graduada em Fisioterapia – UFSM (2004), Especialista em Saúde do Trabalhador (PUCRS, 2011). Experiência em pesquisa (científica e aplicada às empresas), assessoria e consultoria a empresas na área de ergonomia desde 2005. Professora de disciplinas de Ergonomia e Saúde do Trabalhador em cursos técnicos, de graduação e especialização em instituições de ensino superior desde 2007. Também atua como fisioterapeuta (experiência clínica na área de reabilitação e readaptação) desde 2004.
CARLOS OLIVEIRA:
Engenheiro Mecânico, Projetista e Calculista, atua na área de Projetos para Segurança do Trabalho há 10 anos, nos setores da Construção Civil, Industria, e Serviços. Entre suas principais atividades destacam-se: Projetos para Sistemas de Linha de Vida (SPCQ) e outros Projetos de Proteção Coletivas (EPCs), Projeto de Equipamentos de Movimentação (guinchos, gruas e ponte rolante), Projetos de Elevadores de Carga e Passageiros, Projeto Elétrico, Medição de aterramento, Projetos de Exaustão e Ventilação Industrial, Projetos de Estruturas Metálicas Diversas, etc.
FERNANDO BELINZONI DE CARVALHO:
Eng. Agrônomo, Pós-graduado em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras. Lavras/MG, Pós-graduado – Engenharia de Segurança do Trabalho. Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC. Entre outras atividades profissionais, destacam-se a aplicação de normas de Engenharia de Segurança do Trabalho, investigação e análise de acidentes, coordenação de reuniões voltadas à segurança do trabalho com gerentes de áreas, especificação técnica de EPI’s adequados às atividades diversas, Gestão de terceirizados com implantação de normas internas, administração de inspeções diárias e atribuições da equipe de técnicos de segurança, implantação de metas de frequência e gravidade. Perito Trabalhista em avaliação de Insalubridade e Periculosidade. Elaborador de Laudos e programas de EST e avaliações ambientais de plantas fabris e área rural.
Profissional preocupado com atualização profissional! Seus cursos mais recentes são: Curso de Avaliação de Imóveis – IBREP – Joinville/SC, Curso de Laudos e Perícias Trabalhistas de Insalubridade e Periculosidade – Florianópolis/SC, Curso de Controle da Insalubridade nas Empresas – Joinville/SC, Curso de Recuperação de Áreas Degradadas. Sobrade – Joinville/SC, Curso em Segurança e Saúde no Trabalho Portuário – NR-29. Fundacentro – São Francisco do Sul/SC, Curso Programa de Proteção Respiratória. Fundacentro – Joinville/SC, Curso de Perícia e Avaliação Ambiental – Florianópolis/SC.
Coworking Fabbro e sócio da Bem Ambiental Ltda, responsável pela área de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
PREVENIR LIFE
A Clínica de Medicina do Trabalho Prevenir Life se dedica ao cuidado da saúde de colaboradores de empresas de vários ramos de atividades diferentes, destacando-se pela excelência em saúde ocupacional. A clínica oferece um espaço que vai além do atendimento médico convencional, focando na prevenção e no bem-estar das pessoas. Conta com uma equipe altamente qualificada e empenhada em proporcionar um ótimo atendimento. A clínica investe na saúde através de serviços como exames médicos periódicos e programas de educação sobre segurança no trabalho, assegurando que os colaboradores dos clientes estejam bem preparados. A abordagem é personalizada, tratando cada colaborador como um indivíduo com necessidades únicas. A clínica mantém-se atualizada com as últimas tecnologias visando definir um padrão de excelência em saúde ocupacional. Além de cumprir normas reguladoras, busca estabelecer um padrão elevado no atendimento. A Prevenir Life acredita que a saúde dos colaboradores é fundamental para o sucesso e produtividade das empresas, promovendo um trabalho mais saudável, seguro e feliz.
SOBANE BRASIL:
É uma empresa que oferece tecnologia e serviços aplicados a gestão de riscos ergonômicos, ambientais e de processo. Nasceu influenciada, fortemente, pelos conceitos e princípios básicos da Estratégia de Prevenção de Riscos SOBANE e pela Metodologia DEPARIS.
Sua metodologia de trabalho prioriza a visão sistêmica, o que proporciona programas articulados, integrados e sinérgicos. Estimula o envolvimento das equipes de trabalho, conseguindo assim um alto nível de motivação e comprometimento, otimização de recursos, melhoria nos indicadores de desempenho e a criação de uma cultura de gestão integrada em segurança, saúde e meio ambiente.
A empresa oferece serviços de consultoria nas áreas de segurança de processo, ergonomia e meio ambiente.
Principais produtos:
Diagnóstico em sistemas de gestão em Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
Implantação de Gestão Ergonômica com apoio da Estratégia de Prevenção Participativa de Riscos SOBANE e Metodologia DEPARIS.
Implantação de Sistema de Gestão de Riscos em Instalações que operam com inflamáveis e líquidos Combustíveis de Processo (NR-20).
Implantação de Sistema de Gestão Ambiental.
Análise Ergonômica do Trabalho.
Coordenação de Estudos de Análise de Riscos (APR, Hazop, Whatif).
Auditoria de Barreiras.
Elaboração de Planos de Resposta a Emergência e Pre-Planejamento de Emergências.
Cursos da NR-20.
Curso sobre Gestão de Riscos de Processo.
Curso de Ferramentas Biomecânicas – Ergonomia.
Curso de Técnicas Qualitativas de Análise de Riscos (APR, HAZOP, WHAT IF).